Prefeito Allyson Bezerra e Secretário de Esportes Júnior Xavier - Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)
Uma ótima notícia para o desportista mossoroense. O Estádio Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, está oficialmente municipalizado.
O anúncio foi feito pelo prefeito Allyson Bezerra na manhã desta quinta-feira (11), no Salão dos Grandes Atos do Palácio Rodolfo Fernandes, sede do governo municipal.
A mudança de comando do equipamento, que era administrado pela Liga Desportiva Mossoroense (LDM), para a Prefeitura de Mossoró, veio com a confirmação do registro em cartório, a pedido da atual administração municipal, dos documentos que legitimam a alteração na propriedade do imóvel.
“Um momento histórico. Nós assumimos a Prefeitura e de cara abraçamos essa responsabilidade de devolver ao povo de Mossoró, de fato e de direito, o estádio Nogueirão. Era uma demanda histórica, de décadas, que a população queria que o Município pudesse cuidar do estádio”, comemorou o prefeito Allyson Bezerra.
A oficialização da municipalização contou com o empenho pessoal do secretário de esportes Júnior Xavier, que recebeu carta branca do prefeito Allyson Bezerra, e o apoio decisivo dos titulares da Procuradoria-Geral do Município e da Consultoria-Geral, Raul Santos e Humberto Fernandes, respectivamente, que fizeram um minucioso estudo de todo o processo e indicaram encaminhamentos até o desfecho positivo.
“A importância dessa municipalização é grande, em todos os aspectos esportivos. Para os jogos escolares e nós vamos fazer voltar; para o esporte amador e para o profissional, porque a gente ficava triste em ver nossos representantes tendo que fazer seus jogos fora, longe do seu torcedor. Sem contar com o espaço para atletismo, com a pista que o Nogueirão possui”, comentou o secretário Júnior Xavier.
A municipalização do Nogueirão representa uma nova perspectiva para a principal praça de esportes do município, que viveu nos últimos anos constantes interdições devido as condições precárias em sua estrutura física.
Agora, o Município poderá fazer investimentos em obras no Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira, dotando-o de condições adequadas de segurança e conforto para uso de atletas, imprensa e público.
“Ao final dessa pandemia, nós teremos a oportunidade de o povo de Mossoró voltar a frequentar o Nogueirão. Vamos fazer grandes investimentos para que a gente tenha realmente uma grande praça de esportes”, finalizou o prefeito Allyson Bezerra.
BREVE HISTÓRICO
O Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira foi edificado em terreno doado pela Prefeitura de Mossoró para substituir o antigo campo da rua Benjamin Constant, onde hoje funciona o SESI.
O estádio foi inaugurado em 4 de junho de 1967 e ao logo de sua existência sediou jogos e situações memoráveis para o futebol local, como as finais do Campeonato Potiguar de 2004, conquistado pelo Potiguar, e de 2006, vencido pelo Baraúnas.
Outros jogos também marcaram a história do Nogueirão, como disputas de Copa do Brasil, com visita de Vasco do Gama, Cruzeiro, entre outros.
Amistosos marcantes também foram realizados no Nogueirão, como o confronto entre Baraúnas e Flamengo, em 11 de agosto de 1985, vencido pelo clube carioca, que contou com as presenças de jogadores como Zico, Bebeto, Mozer, Cantarelli, entre outros atletas consagrados. Esse jogo marcou, também, o registro de maior público da história do Nogueirão, com 18.063 torcedores.
Em sua concepção original, o Nogueirão tinha capacidade para 25 mil espectadores. Posteriormente, após nova avaliação realizada na década de 1990, e por motivo de segurança, essa capacidade foi reduzida para para 17.600 espectadores.
Ao longo de sua história, o Nogueirão sofreu várias interdições devido problemas estruturais, sendo a primeira delas em 2004, às vésperas da primeira partida da final do campeonato estadual daquele ano, entre Potiguar e América de Natal.
Com essa interdição, todo o lance de arquibancada posicionado à margem da avenida João da Escóssia foi declarado impróprio para receber público e a capacidade do estádio acabou novamente reduzida, agora para 9 mil espectadores.
Outras interdições vieram e o estádio teve novamente a capacidade reduzida, agora para 4 mil espectadores, o que permanece até hoje.
Postar um comentário