A Comissão Intergestores Regional (CIR) da Segunda Região de Saúde com sede em Mossoró, realizou uma reunião segunda-feira (18) de maio de forma on-line e decidiu que os municípios de Apodi e Mossoró serão pilotos para receber a 1ª remessa da vacina Pfizer.
"A notícia é ótima para a população. Isso só reforça que a nossa cidade está com a infraestrutura preparada para receber as vacinas Pfizer e aumentar os índices de vacinação”, destaca o prefeito Alan Silveira.
Participaram da reunião a Coordenadora Estadual do Programa de Imunização, Laiane Graziela Paulino da Costa França, a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a técnica do Programa de Imunização da Sesap, Iraci Nestor, a secretária municipal de saúde de Tibau e coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR) da Segunda Região de Saúde com sede em Mossoró, Márcia Cristina Alves J. Barboza e a secretária-executiva da CIR, Fátima Rocha.
Participaram do evento doze secretários municipais de saúde da 2° Região com sede Mossoró e nove secretarios municipais de saúde da 8° Região com sede em Assu.
As vacinas terão como público prioritário as gestantes com comorbidades.
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SESAP/RN estará responsável pela capacitação dos profissionais dos municípios que tenham interesse em ofertar a vacina Pfizer/Comirnaty.
Os municípios devem proceder ao total controle quanto ao monitoramento da utilização e tempo de validade das vacinas após exposição da temperatura +2 a +8°C. Comunicando de imediato, à Coordenação Estadual de Imunização a necessidade de mudanças relativas a estratégias de vacinação, com as justificativas técnicas pertinentes.
"Inicialmente os Municípios de Mossoró e Apodi, serão piloto. O município de Tibau, ficou de avaliar neste primeiro momento com a Equipe municipal de Imunização se vai querer receber logo a vacina", disse a coordenadora da CIR da Segunda Região de Saúde, Márcia Cristina Alves J. Barboza. "Terça-feira (19) de maio, às 14h, faremos uma reunião da Câmara Técnica para organizar estratégias para garantir a vacinação nos Municípios de Mossoró e Apodi como experiência piloto", disse a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti.
Os municípios recebem de acordo com sua demanda determinada pelo Ministério da Saúde", ressaltou a gerente da II Ursap, Emíliana Bezerra Cavalcanti.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II Ursap
Postar um comentário