O médico Gustavo Henrique atende crianças duas vezes por semana. São dez fichas por dia de atendimento. O médico é mais um entre os profissionais médicos viabilizados pelo contrato firmado entre a Prefeitura de Mossoró e a empresa SAMA.
A Secretaria de Saúde ainda deverá encaminhar para a unidade um médico Neuropediatra. "Vai ser importante contarmos com um neuropediatra no AMI que atende crianças que necessitam de acompanhamento profissional especializado", disse Morgana Dantas.
Mulheres e crianças formam o público alvo do Ambulatório Materno Infantil (AMI) que funciona de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 17h00 na Rua Venceslau Brás, no bairro Paredões.
Serviços do AMI
O AMI oferece serviços de grande importância em áreas como obstetrícia, ginecologia, medicina preventiva, psicologia, psiquiatria infantil, pediatria, entre outros. O foco é a prevenção de doenças, entre as quais, câncer do colo do útero e câncer de mama.
A diretora Janailma Delfino lista outros procedimentos que são realizados no AMI por profissionais especializados. São serviços como Colposcopia, Citologia Oncótica, Biópsia de Colo e Exérese (retirada de pólipo). "Estes são serviços especializados que tem relação com a prevenção em saúde da mulher, mas também, o AMI oferta atendimentos específicos para as crianças, desde as que tem diagnóstico de Autismo, Microcefalia, e até crianças vítimas de abuso", explicou Janailma.
Resolução de problemas e plano para o futuro
A Prefeitura já resolveu pequenos problemas como a falta de uma impressora e reparos em aparelhos de ar condicionado. A meta é trabalhar a informatização do setor atendendo uma antiga reivindicação dos profissionais do SAME, onde ficam os prontuários dos pacientes.
"Quando vamos pesquisar manualmente os prontuários, isso demanda tempo e atrasa o atendimento dos pacientes, mas conversamos com a secretaria de saúde para que a informatização possa ser uma realidade para o nosso trabalho ser agilizado aqui no AMI", disse a diretora Janailma Delfino.
Postar um comentário