O município de Severiano Melo/RN, vem sendo bastante prejudicado pela distribuição de vacinas contra Covid-19. A distribuição das doses da vacina vem sendo feita proporcionalmente pelo números de habitantes registrados pelo IBGE.
Como é de conhecimento de todos há uma grande diferença dos dados informados pelo IBGE, do que propriamente dito a realidade do município de Severiano Melo.
Os dados registrados pelo IBGE apresentam uma população estimada em 2.088 habitantes, sendo que a realizada atual é de aproximadamente 8.119 habitantes, esses cadastrados pelas equipes da saúde da família. Com isso a distribuição de vacinas vem sendo desproporcional em Severiano Melo, afetando diretamente os grupos prioritários para serem vacinados contra a Covid-19.
Enquanto alguns municípios do RN estão vacinando pessoas da faixa etária entre 60 e 70 anos, o município de Severiano Melo está vacinando ainda pessoas com a faixa etária entre 70 e 74 anos, fato esse causado pela desproporcionalidade na distribuição das vacinas.
Pensando na população e na melhor distribuição da vacinas pelo governo do estado, o prefeito Jacinto Carvalho, acompanhado do secretário municipal de saúde e do vereador Gilson Carvalho estiveram na sede da Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN - SESAP, localizada em Natal, para cobrar explicações e resolver a problemática.
A comitiva Severianense foi recebida pela Secretária Maura Vanessa Silva e pela coordenados de vigilância em saúde, Kelly Kattiucci Brito de Lima Maia onde foi apresentado a problemática, e como resposta foi assegurado que seria solucionada a partir dos dados oficiais entregues em mãos.
Vale salientar que Severiano Melo é o município potiguar com maior déficit no programa de vacinação em função do problema populacional de acordo com números do IBGE.
"Severiano Melo é o primeiro município a protocolar sua documentação toda organizada nesse pleito de vacinação", afirmou a secretaria Maura Vanessa.
Postar um comentário