Desde o início deste ano, a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), vem trabalhando com ações para melhorar o sistema de drenagem da cidade, evitando assim, alagamentos comuns em períodos de chuvas, em pontos críticos de Mossoró. Quase três meses depois, o Município avalia de forma positiva as intervenções preventivas.

A Prefeitura iniciou o ano com o mutirão Mossoró Limpa, passando por diversos bairros da cidade, realizando serviços de limpeza de canais, galerias, bocas de lobos, canais, desobstruindo a rede de drenagem para evitar alagamentos e consequentemente transtornos para a população. Além disso, obras foram realizadas pela SEIMURB como reconstrução trecho do canal do Sal Pinto, nos Teimosos, que se encontrava com estrutura bastante deteriorada.

“Estamos comprimindo a nossa missão e com resultado muito bom, por onde passamos, por onde executamos serviços, o cidadão tem agradecido que a casa dele não está mais alagando, o comércio também não, que ele está conseguindo transitar, mas o trabalho não para. Seguimos com um trabalho planejado para resolver os problemas críticos de Mossoró. Por onde passamos a determinação é executar serviço bem feito”, revelou Brenno Queiroga, secretário municipal de Infraestrutura.

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, também reconheceu o trabalho realizado com bons resultados verificados. Após as fortes chuvas que caíram na sexta-feira, 26, em Mossoró, o gestor afirmou “sempre faço contato com a Defesa Civil e Secretaria de Infraestrutura, até agora [noite da sexta, 26], não me foi repassado registros de alagamentos na cidade de Mossoró”.

“Desde o início do ano, nossas equipes mapearam os locais mais críticos de alagamentos históricos em Mossoró, como imediações da Cobal, Lagoa do Bispo e tantos outros canais”, acrescentou Allyson Bezerra.

Obras nas imediações da Cobal

A SEIMURB iniciou em 16 de fevereiro obras no sistema de drenagem nas imediações da Cobal. Nas ruas adjacentes a Central de Abastecimento, as equipes da secretaria encontraram o canal principal com 50% da capacidade comprometida.

As obras e serviços no entorno da Cobal visam aumentar capacidade de vazão do canal principal, desobstrução das bocas de lobo, substituição das tampas de concreto por tampas móveis metálicas, facilitando o processo de limpeza.

Obras na Lagoa do Bispo

Na Lagoa do Bispo, zona Oeste da cidade, as obras se concentram em evitar antigos problemas conhecidos pelos mossoroenses: alagamentos comuns em períodos chuvosos na Avenida Diocesana e ruas adjacentes.

No local, a SEIMURB realiza obra de prolongamento da tubulação da estação elevatória, permitindo o aumento da vazão temporária da lagoa.

A pretensão é que em todas as chuvas se consiga secar a lagoa em sua totalidade. Uma obra para evitar alagamentos no bairro Nova Betânia e ainda que se estende em melhorias até a Cobal.

Mossoró Limpa

Além dos serviços e obras já mencionadas, o Mossoró Limpa por onde passou promoveu limpeza de ruas, pintura de meio fio, troca de luminárias convencionais por tecnologia led e ainda recuperação de vias na operação tapa-buracos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem