Durante todo o dia desta sexta-feira (01), camponesas e camponeses de Apodi estiveram recebendo a visita de técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (SEDRAF-RN) e da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido do Estado da Paraíba (SEAFDS-PB).

O STTR do Apodi/RN esteve acompanhado a agenda das secretarias nos campos de cultivos e casas de sementes Crioulas.

Na comunidade de Agrovila Palmares a comitiva foi recebida pelo Grupo de Mulheres da comunidade que apresentaram o campo de multiplicação das sementes, onde através da organização das mulheres e com o apoio do Centro Feminista 8 de Março o grupo conseguiu organizar uma área gotejada para o plantio de milho. Já no Projeto de Assentamento Tabuleiro Grande dois guardiões de sementes, Golinha e Astrogildo, apresentaram o manejo e cuidados com as sementes crioulas.


As camponesas e camponeses estão incluídos no projeto de compra de sementes do governo do Estado do RN, onde irão fornecer sementes para serem distribuídas em todo estado.

O presidente do STTR de Apodi, Agnaldo Fernandes, esteve acompanhado a atividade de visita e afirmou: “Ver massas camponesas e camponeses fornecendo a semente que será distribuída pelo governo é a concretização duma cobrança antiga da gente que fazemos o movimento sindical, além de garantir a segurança alimentar dos nossos povos também trará um pouco mais de renda a nós agricultores e agricultoras”.


O Centro Terra Viva que atua na região também acompanhou a agenda de visitas que passou também no município de Felipe Guerra.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem