Aconteceu nesta noite de terça-feira 14/11/2017 as 19hs na sede da Câmara Municipal de Apodi-RN, uma reunião convocada pelo Vereador da Política com Seriedade Charton Rêgo. Alunos apodienses do Curso de Libras (UFERSA, Campus Caraúbas) e membros da Comunidade Surda de Apodi, foram convidados para debater sobre o Projeto de Lei 136/2017 de autoria do Vereador Charton Rêgo que propõe a inclusão da Língua Brasileira de Sinais no currículo escolar no âmbito municipal. 

A PL (Projeto de Lei) que na sessão desta quinta-feira 16/11/17 será encaminhada as comissões, foi apresentada ao grupo que compareceu a reunião. Se aprovada e posteriormente sancionada pelo Executivo, a partir de 2018 a Secretaria de Educação terá obrigatoriedade de garantir acesso das pessoas surdas à comunicação, à informação e à educação, como rege a legislação federal que determina que uma série de medidas sejam tomadas pelos Estados e Municípios que visem tais garantias. 

A PL ainda trata sobre a promoção de cursos de capacitação de professores, da oferta obrigatória do ensino de Libras desde a educação infantil, da oferta de professores de Libras, intérpretes e tradutores na rede municipal. 

“Estamos empolgados neste que poderá ser um grande avanço no processo de inclusão social das classes menos favorecidas” revelou Charton. 

“Vamos mobilizar um grande número de surdos, familiares e profissionais para estarem presentes no dia da votação da Lei e a partir da sanção da mesma, lutar para que se cumpra e assim, tanto os surdos quanto nós profissionais na área sejamos comtemplados por meio da inclusão e abertura de oportunidades no mercado de trabalho”. Frisou a estudando e intérprete de Libras Tássia.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem