(Foto: Prefeitura Municipal de Mossoró)

Os cem dias da atual gestão traz grandes avanços para a área da Saúde. São obras que estavam paralisadas ou entregues sem condições de funcionamento que agora estão abertos à população como o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Costa e Silva.

Outros destaques são o Programa Mais Vacina, a criação de novos leitos clínicos na UPA do Belo Horizonte, a abertura das Salas Vermelhas com 9 leitos de estabilização nas 3 UPAS, a contratação de médicos pelo Programa Tem Médico, além de investimentos pesados em programas como Farmácia Básica e de Insulinas e Insumos.

Enfrentamento à Covid-19

Diante da pandemia, a Prefeitura de Mossoró, investiu na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Belo Horizonte para que a UPA pudesse receber pacientes com Covid-19. Foram abertos 17 leitos clínicos nos módulos habitáveis instalados na UPA.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu testes e abriu o Centro de Testagem da Covid-19 do Ginásio Municipal de Esportes na área central da cidade. No PAM do Bom Jardim, foi feito o conserto do Raio X em menos de 6 horas, foi zerada a fila de laudos de exames, houve a inclusão de um médico psiquiatra e foram realizadas melhorias na recepção para acolhimento dos pacientes.

Na UPA do Alto de São Manoel, houve a manutenção na parte estrutural e a criação de 2 novos consultórios médicos, bem como, a criação de 1 sala vermelha e a organização do local de repouso dos ASG. A Prefeitura fez o estudo elétrico e estrutural para implementação da terceira usina de oxigênio que deveria está montada há 5 anos.

Na UPA do Santo Antônio a sala vermelha com leitos de estabilização passou a reforçar a rede municipal de saúde no enfrentamento à Covid-19.

O Centro de Testagem da Covid-19 foi instalado no Ginásio de Esportes Municipal e hoje, funciona todos os dias da semana, incluindo o final de semana ofertando até 200 testes diariamente.

A Prefeitura distribuiu oxímetros de pulso para acompanhar os casos de COVID nas UBS's.

Leitos

Em Janeiro o número de leitos-Covid de UTI em Mossoró era de 30 leitos no Hospital São Luiz. Hoje, são 50. A Prefeitura é responsável por pagar 30% dos custos de cada leito de UTI.

Após reunião com o estado e mostrando toda a necessidade de leitos a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu mais 10 leitos para o Hospital da Liga do Câncer .

Mossoró Vacina

Em Mossoró a vacinação ocorre durante a semana em 46 UBS's com horários agendados, sem aglomerações. E foi implementada a Campanha Mossoró Vacina, que foi responsável pela continuidade do trabalho de imunização de idosos e profissionais de saúde nos finais de semana, abrindo 10 Unidades de Saúde. Só a primeira edição respondeu pela aplicação de 5.770 doses.

Serviços do CER passam a ser efetivamente ofertados à população

O Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Santo Antônio, hoje funciona graças ao emprenho da Prefeitura de Mossoró que providenciou a instalação do transformador elétrico, de linha telefônica e internet.

Foi feita a licitação para compra de todos os equipamento para colocar em atividade todos os serviços do CER.

Odontologia

O Centro Especializado em Odontologia (CEO) foi beneficiado com o conserto de várias cadeiras de dentista. Foi realizada a compra de materiais para adequação do atendimento e houve a retomada de atendimentos do CEO 1 que estava parado.

UBS's reformas e inauguradas

As Unidades Básicas de Saúde Sueldo Câmara e Chico Porto tiveram as reformas retomadas. Na primeira quinzena de abril a Prefeitura entregou a nova UBS Duclécio Antônio de Medeiros no bairro Costa e Silva e está prestes a colocar em funcionamento a UBS do Santa Júlia.

Tem Médico

A falta de médicos era um problema antigo que foi resolvido nesses cem dias de gestão . A Prefeitura firmou contrato com a empresa SAMA e viabilizou a lotação de 12 médicos nas unidades básicas de saúde que estavam sem estes profissionais.

"Tínhamos casos em que uma UBS estava há 2 anos sem médico e nós conseguimos sanar este problema para que a população não voltasse mais para casa sem a consulta e o acompanhamento médico", disse Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Mutirão de cirurgias eletivas de Catarata

Com o objetivo de zerar a fila por uma cirurgia oftalmológica de catarata, a Prefeitura de Mossoró deu início no dia 9 deste mês ao mutirão de cirurgias eletivas de Catarata. A meta é encerrar uma fila que hoje possui cerca de 2 mil pacientes aguardando pelo procedimento há meses e até há vários anos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem