Médico atende no Hipólito, zona rural. Foto: Wilson Moreno (PMM)

Famílias inteiras que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mossoró, ainda guardam na memória a triste lembrança da falta de médicos nas Unidade Básicas de Saúde (UBS’s). Era assim em bairros como Estrada da Raiz, Alto do Sumaré, Bom Jesus, Belo Horizonte, Pereiros e Aeroporto II.

Na zona rural, o problema atingia os moradores do Jucuri, Barrinha e Hipólito. As UBS’s dessas comunidades atendem também as populações adjacentes. Milhares de pessoas estavam sendo prejudicadas pela ausência dos médicos nos consultórios.

Hipólito

Moradora do Hipólito, a agricultora Lúcia Souza enfrentou uma longa jornada até poder ser atendida gratuitamente na comunidade onde ela vive e trabalha. A espera por médico durou mais de um ano e só terminou no último dia 03 de março. “Era muito ruim chegar doente aqui e ouvir que não havia médico. Tínhamos que voltar para casa sem atendimento ou ir atrás de médico na cidade”, disse Lúcia.

A comunidade rural conta com médico desde a quarta-feira (03). Ao todo, 556 famílias e mais de duas mil pessoas voltam a ser atendidas. São moradores de localidades como Espinheirinho, Baixa Verde, Mulugunzinho, Favela e Cordão de Sombra, Hipólito II, entre outras.

Estrada da Raiz

Na UBS Dr. Joaquim Saldanha, na Estrada da Raiz, a chegada da médica Natália Evangelista no primeiro dia do mês de março, foi bastante comemorada pelos pacientes.

A área de cobertura da unidade abrange uma uma vasta população socialmente vulnerável, sobretudo, de parte do Santo Antônio e do Loteamento Santa Helena.

Há uma semana a UBS da Estrada da Raiz, ganhou três médicos e agora pode distribuir fichas para atendimento nos dois turnos: manhã e tarde.

O mesmo acontece nas seguintes UBS’s que não tinham médicos e foram contempladas nesta primeira semana em vigor da contratação de profissionais médicos através da empresa SAMA, selecionada pela Prefeitura de Mossoró: UBS Vereador Lahyre Rosado (Alto do Sumaré); UBS Antônio Soares Junior (Bom Jesus); UBS Marcos Raimundo Costa (Belo Horizonte); UBS Helênio Gurgel (Pereiros); UBS Sueldo Câmara (Aeroporto II); UBS Izabel Bezerra de Araújo (Jucuri/zona rural); UBS Marina Ferreira (Barrinha/zona rural) e a UBS Hipólito (Hipólito/zona rural).

Bom Jesus

A UBS Antônio Soares Junior no Bom Jesus, também atende áreas descobertas do Alto do Sumaré, Bosque dos Pássaros e Monte Olimpo. A falta de médico acabou na última segunda-feira (08).

Os pacientes são agendados e não precisam chegar de madrugada.
“Estou feliz porque tem médico para toda a nossa comunidade e nem precisei pegar fila porque tava tudo agendado “, disse a aposentada Zumira Galdino Bezerra.

Na UBS do Bom Jesus, paciente é atendida sem ter que pegar fila na madrugada

Contrato com a SAMA preza pela transparência

Na primeira semana de execução do contrato, a SAMA enviou 12 médicos para as UBS’s atendendo a demanda encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde. Todo o processo foi amplamente divulgado, assim como os resultados vistos até agora.

O diretor geral, Diego Dantas, da SAMA ( Serviço de Assistência Médica e Ambulatorial), empresa contratada pela Prefeitura de Mossoró, disse que a empresa tem atendido as necessidades da população nos bairros e comunidades rurais onde o município mantém unidades de saúde, nas quais havia falta de médicos.

Para a SAMA, a experiência acumulada na prestação de serviços médicos no Rio Grande do Norte e em vários outros estados do país, tem importância para a entrega do melhor trabalho nas UBS’s de Mossoró. “A empresa é parceira do município e queremos fazer o melhor trabalho possível, aliás, já estamos colhendo os primeiros frutos com as consultas retomadas nas diversas unidades de saúde que finalmente voltaram a ter os consultórios reativados”, disse Diego Dantas, diretor da SAMA.

Prefeito, Allyson Bezerra, e Secretária de Saúde, Morgana Dantas – Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Pagamento por hora de trabalho

Pelo contrato, o município paga por hora efetiva de trabalho e não por plantão. Os valores variam de R$ 100,08 a R$ 105,00, já descontados os impostos. Os médicos da SAMA também batem ponto por meio de aplicativo fazendo uma espécie de chek in por meio de aplicativo. Desta maneira, a presença dos profissionais dentro dos consultórios pode ser comprovada e monitorada via internet.

A SAMA mantém no ar o site www.samamed.com.br e no link da página intitulado “Ao vivo”, é possível acompanhar os profissionais em seus locais de atuação em Mossoró .

Município garante serviço de qualidade e respeito ao povo

Os frutos do contrato assinado este ano pela Prefeitura de Mossoró e a SAMA também estão sendo vistos de perto pelo prefeito Allyson Bezerra.

O chefe do Executivo mossoroense tem objetivado desde o início priorizar a saúde pública. Ele tem feito visitas às unidades de saúde das zonas urbana e rural para entregar pessoalmente os médicos à população.

“Queremos que a população de Mossoró seja bem atendida, não só pelo médico mas por todos os servidores da UBS, da UPA, da Prefeitura. É importante, que o serviço seja prestado ao cidadão e que este serviço tenha qualidade e com o devido respeito ao povo”, afirmou o prefeito.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem