Vacinação dos idosos segue avançando por faixas etárias. Foto: Wilson Moreno (PMM)

Na sexta-feira (12), Mossoró deverá receber mais um lote de vacinas contra a Covid-19. Desta vez, o público a ser contemplado é o dos idosos de 75 a 79 anos de idade, cuja vacinação será iniciada na segunda-feira (15).

“Essas vacinas são importantes para que a campanha de vacinação não sofra interrupção e mais idosos possam ser imunizados em obediência ao plano de escalonamento etário em vigor”, disse Etevaldo Lima, coordenador de imunizações.

Diante da pouca quantidade de doses destinadas ao Rio Grande do Norte, apenas 43.200 doses, o quantitativo reservado para Mossoró é de apenas 1.420 doses para a primeira aplicação e 610 para a segunda dose dos idosos de 80 a 84 anos.

Este público foi vacinado recentemente, porém, a imunização precisa ser renovada 28 dias após o recebimento da primeira dose da Coronavac.

Tipos de vacina

No caso de Mossoró, são 1.050 doses da Coronavac/Butantan, além de 370 doses da vacina de Oxford produzida pela farmacêutica Astrazeneca/Fiocruz e 610 doses para segunda dose.

As vacinas chegam primeiro à Natal onde está situada a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) e depois é realizada a distribuição para os municípios do interior potiguar.

Fase atual perto de ser concluída

Na atual fase da vacinação, estão sendo imunizados até a próxima sexta-feira (12) os idosos da faixa etária dos 80 a 84 anos. No entanto, o idoso que está situado em faixas etárias já contempladas, mas que por alguma razão, não foi vacinado, ele pode procurar ou contactar a qualquer tempo a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Dona França venceu à Covid-19 após longos dias na UTI e tomou a vacina.

A superação de Dona França

Após ficar mais de 20 dias internada em um leito de UTI no Hospital de Campanha São Luiz, em Mossoró, a aposentada Francisca Maria da Conceição Braga, de 82 anos, é um exemplo de superação. Ela venceu a Covid-19, mesmo tendo sido entubada duas vezes.

Na última terça-feira (09), Dona França, como ela gosta de ser chamada, foi até a UBS Dr. Ildone Cavalcante de Freitas, no bairro Barrocas e recebeu a sua dose da vacina contra a doença. “Estou muito feliz por estar viva para contar essa história e estou mais contente ainda por receber a vacina”, diz ela emocionada.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem