No dia 18 de março de 2020 as atividades foram suspensas em todo o IFRN devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Os servidores, então, passaram a trabalhar em um sistema chamado home office, o qual o trabalho que antes era realizado no campus (exceto aulas presenciais) foi adaptado de forma remota no intuito de haver a continuidade das atividades.

Os setores administrativos continuaram atendendo por meio do Suap e e-mail, porém, novas ferramentas foram introduzidas. Além do Whatsapp, já usado para discutir informações de trabalho, os servidores passaram a utilizar aplicativos para conectar equipes, com recursos como teleconferência, gravação de reuniões, envio de mensagens de texto, armazenamento de arquivos, etc.

Abaixo algumas atividades desenvolvidas nesses 150 dias de pandemia pelo Campus Apodi:

Planos de Trabalho

Uma das primeiras medidas tomadas pelo Instituto para organizar e acompanhar o teletrabalho foi a elaboração dos Planos de Trabalho:

Para os setores – estabelecendo quais atividades poderiam ser realizadas de forma virtual, as atividades presenciais foram suspensas pelo potencial risco à saúde dos servidores e do público atendido. Contudo, as atividades presenciais essenciais foram levadas em conta, pois a natureza de fazenda-escola não permite que, por exemplo, o trato dos animais seja interrompido.

Para servidores – dividindo as atribuições do setor, comissões e grupos de trabalho que esteja participando.

O serviço tem sido acompanhado pelos coordenadores de setor e diretores do campus através de Relatórios Semanais do Serviço Remoto, de modo a garantir o atendimento às demandas da sociedade e auxiliar os servidores na adaptação à nova modalidade de trabalho.

Fazenda Escola e os terceirizados

Um dos setores essenciais e que necessita de atenção constante de quem trabalha no Campus, a Unidade Agrícola Escola (ou Fazenda Escola) coordena o trato dos animais e a produção vegetal (hortas e estufas). A alimentação e rega, além da administração de remédios – no caso de adoecimento – requer da equipe da Diretoria de Gestão da Unidade Agrícola Escola (Diguae) pessoal, que tem trabalhado em conjunto com os terceirizados de forma presencial (em escalas), de modo a evitar o contato e diminuir a propagação da Covid-19.

As principais atividades realizadas nesses 150 dias:

  • Manejo dos rebanhos (caprinos, ovinos, suínos e bovinos)
  • Implementação de uma área para bezerreiro
  • Manejo das aves (galinhas e codornas)
  • Produção de alimentos para os rebanhos
  • Plantio de espécies arbóreas e arbustivas nas vias do campus
  • Manejo dos apiários
  • Manejo dos pomares
  • Limpeza dos tanques de armazenamento
  • Limpeza das áreas internas e externas ao campus

Ações de Ensino

Desde o início da quarentena a Diretoria Acadêmica do Campus Apodi vêm articulando com os servidores da melhor forma possível a fim de que a retomada das atividades presenciais aconteça de forma segura para a comunidade. No intuito fortalecer o trabalho dos servidores foram disponibilizados capacitações virtuais de: Formação Microsoft Teams para Setor Administrativo, formação Microsoft Teams com Enfoque Pedagógico, Perdas e Resiliência, Distorções de Pensamento, Uso do PowerPoint como ferramenta atrativa e dinâmica na sala de aula, Capacitação em Ensino Híbrido e Remoto, Formação: Canva para fins educacionais, Formação sobre o uso de Plickers como ferramenta avaliativa para o ensino remoto, Formação sobre o Team Based Learning (TBL - Aprendizagem Baseada em grupos), Minicurso - Lendo em tela: adaptando-se ao contexto de ensino remoto; Morte do autor em textos argumentativos; minicurso - Repensando o gênero carta: a missiva no contexto pandêmico e Gramática nos Textos Oficiais.

As reuniões pedagógicas seguem acontecendo semanalmente de forma virtual na finalidade de se discutir e formar docentes para o ensino híbrido e o uso de tecnologias de informação e comunicação.

Para tomar decisões condizentes com a realidade da comunidade, o Campus Apodi juntamente com a sua Comissão local de enfrentamento à covid-19 tem realizado enquetes para avaliar as condições de saúde e de estudo dos alunos através de formulário no Google e pelo SUAP também têm sido realizadas reuniões online com pais e responsáveis via YouTube. As políticas institucionais de enfrentamento ao momento emergencial e de retorno às aulas de forma remota estão sendo baseados nessas pesquisas e diálogos com a comunidade.

Eventos e palestras

No cenário de capacitações e discussões online das instituições de ensino, o Campus Apodi trouxe suas contribuições, até o momento foram realizados o I Seminário Online de Estudos Pedagógicos, I Reunião Família/Escola, e no mês de novembro será realizada a 4ª Edição de Semana de Linguagens do Campus Apodi.

Solidariedade – Entrega de cestas básicas

A pandemia da Covid-19 trouxe um processo de agravamento da crise econômica e social, atentando diretamente as famílias de estudantes do IFRN, uma vez que, em meio a esse contexto muitas famílias perderam sua fonte de renda. Assim, o Campus Apodi avaliou como necessário viabilizar ações para minimizar as situações de vulnerabilidade social que estudantes e suas famílias poderiam estar vivenciando. Nesse sentido, providenciou:

Ação solidária, Servidores do Campus Apodi arrecadaram cestas básicas para doação às 55 famílias Tapuias Paiacus residentes no município;

Ação promovida por meio da conversão de recursos próprios para aquisição de 400 cestas básicas que beneficiaram 200 famílias de estudantes do Campus Apodi, em situação de vulnerabilidade social.

No segundo caso, os discentes foram selecionados pelo Serviço Social do Campus, que utilizou os dados preenchidos pelos estudantes no SUAP como forma de avaliar quais as situações que possuíam maior prioridade para atendimento. Devido à dificuldade de acesso à unidade, o transporte oficial foi acionado e realizou a entrega das cestas nas cidades.

Expansão do contato com a comunidade através das redes sociais

Cada vez mais integrados às tecnologias, e levando em conta o distanciamento físico, o Campus Ipanguaçu expandiu seus canais de divulgação oficiais através das redes sociais. Além das páginas de facebook e instagram o Campus atualmente está também online pelo YouTube, plataforma onde foi realizada nossa reunião com pais e estamos incorporando para realização de projetos no futuro. Os canais, velhos e novos, estão disponíveis para contato, comentários, opiniões e likes!

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem