Na manhĂŁ dessa sexta-feira (22/03) o SINTRAPMA, em parceria com o Sinte- RN, realizou a palestra “ A Reforma da PrevidĂȘncia e os Impactos na vida do trabalhador”, com o advogado LeĂŽncio Nogueira. Atividade fez parte do dia nacional de mobilização organizado pelas centrais sindicais, evento ocorreu no auditĂłrio do SINTRAPMA.

O professor Ozamir Lima, presidente do Sindicato, abriu a mesa falando de sua satisfação em realizar este evento e na importĂąncia de executar uma agenda para informar aos servidores e a população sobre os perigos desta reforma e ressaltou que este Ă© apenas um entre vĂĄrios eventos que compĂ”em a agenda nacional em defesa da previdĂȘncia.

Em sua fala, LeĂŽncio criticou diversos pontos negativos da reforma que introduz a possibilidade da criação de um sistema de capitalização individual e joga a previdĂȘncia para a regulamentação via projeto de lei.


A reforma transfere progressivamente o fundo pĂșblico para o sistema financeiro privado. Modifica os princĂ­pios da solidariedade, da universidade, do provimento pĂșblico de proteção social por outros baseados no individualismo.

Na proposta, o servidor pĂșblico passa para a nova idade mĂ­nima e precisa de 25 anos de contribuição, 10 de serviço pĂșblico e 5 anos no cargo. Para os professores, a idade Ă© 60 anos para ambos, 30 anos de contribuição para ambos, com 10 anos de serviço e 5 anos no cargo, e a partir de 2024 tambĂ©m aumenta a idade baseada na sobrevida da população.

A reforma também afeta outros pontos, como as pensÔes: desvincula o valor mínimo da pensão do salårio mínimo até que entre em vigor a nova lei complementar. Cota familiar passa a ser de 50% mais 10% por dependente até 100%.

A reforma da previdĂȘncia reduz o valor do benefĂ­cio de todos os trabalhadores e aumenta a contribuição de 11% para atĂ© 22% para quem ganha acima de R$ 4500, alĂ©m de restringir o abono salarial para quem ganha salĂĄrio mĂ­nimo.

Post a Comment

Postagem Anterior PrĂłxima Postagem