O estande do IFRN no VIII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), sediado na UFRN e acontecendo simultaneamente à XXIV Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) de 28 a 30 de junho, trouxe ao público a oportunidade de conhecer o que é produzido pelos alunos de diversos campi do Instituto no estado. Na manhã da última quinta-feira (28), metodologias e resultados de projetos de diversos campi do IFRN, como também os projetos: Magmusic, Biodigestores e Lixo eletrônico desenvolvidos no Campus Apodi foram exibidos.
Na manhã da última quinta-feira (28), metodologias e resultados de projetos de diversos campi do IFRN, como também os projetos: Magmusic, Biodigestores e Lixo eletrônico desenvolvidos no Campus Apodi foram exibidos.
Magmusic
Buscando a implementação de soluções que ajudem e fortaleçam a participação de pessoas com diferentes deficiências nos espaços sociais, a saída é o investimento em soluções tecnológicas que possam mediar as relações promovendo a inclusão e acesso à educação de qualidade. Esse é o intuito do MagMusic, aparelho de iniciação rítmica musical voltado para surdos.
O aparelho emite sinais luminosos que simulam pulsações rítmicas ajustadas por Batidas por Minuto (BPM), onde cada lâmpada do aparelho tem uma função acionada pelo microcontrolador de acordo com a configuração inserida pelo usuário. Esta invenção tem sido desenvolvida para operação na área de Arte para ajudar pessoas com deficiência auditiva a aprender música, nossa ambição é desenvolver o produto também como aplicativo para celular, podendo atingir um maior número de pessoas.
Biodigestores
O Projeto intitulado “A tecnologia dos biodigestores como uma alternativa sustentável e resiliente ao desenvolvimento rural da região do vale apodiense”, que tem como coordenadora a professora Alexsandra Carvalho de Sousa, tem como objetivo difundir a tecnologia e o uso de biodigestores para a geração de biogás e biofertilizante junto aos agricultores(as) das comunidades rurais da região do Vale do Apodi (RN), promovendo a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente direcionadas à preservação do meio ambiente.
Lixo eletrônico
O projeto intitulado “Lixo eletrônico: Ações para conscientização e inclusão social” coordenado pelo professor Carlos Fran, tem como objetivo realizar coletas na cidade de Apodi assim como também no próprio campus durante todo o período do projeto, firmando parcerias com empresas do município e região para que possam ajudar na coleta e divulgação do projeto, onde alguns alunos e servidores participarão na coleta. Os equipamentos que possam ser consertados serão disponibilizados por meio de doação para a comunidade carente de Apodi e Região.
Por meio dessas ações visa-se a conscientização dos cuidados com o meio ambiente e o descarte correto dos equipamentos, encontrar soluções sócio ambientais para o não acumulo deste lixo, além de obter meios eficazes de reutilizar o lixo eletrônico e conscientizar a população local do problema do lixo eletrônico.
Sobre o 8ºCBEU
O CBEU (Congresso Brasileiro de Extensão Universitária) é o maior encontro brasileiro de extensão universitária em Instituições Públicas de Ensino Superior, tendo como objetivo discutir os desafios da extensão universitária no Brasil, propiciando a discussão sobre os Contextos e Potencialidades da Extensão integrando os conhecimentos da universidade e da sociedade com proposições inovadoras para a sociedade.
Extensão e Sociedade: Contextos e Potencialidades é o tema do 8º CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão que propõe uma discussão sobre a Extensão Universitária na sua relação com a sociedade. Como as universidades, por meio de seus projetos com a participação ativa de seus professores e alunos, têm construído e consolidado a Extensão. Neste momento sócio histórico que vivemos, o 8º. CBEU constitui-se como um lugar oportuno para expor, discutir e compartilhar idéias e experiências, os contextos e as potencialidades da extensão nas universidades brasileiras. O 8º. CBEU dá continuidade à tradição dos Congressos Brasileiros de Extensão como espaço adequado para formalizar o debate nas diversas áreas de atuação da extensão universitária brasileira.
Portal IFRN Apodi

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem