Mais de 7,4 mil agentes de segurança pública do Rio Grande do Norte vão atuar durante a Operação Carnaval 2018, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) do estado. A ação especial começa nesta sexta-feira (9) e segue até a próxima quarta (14).

O efetivo contará com 6.307 policiais militares nos principais polos carnavalescos, sendo 2.129 no interior e 3.674 na região metropolitana da capital, além de 504 militares no Policiamento Rodoviário. Já o Corpo de Bombeiros Militar terá 650 homens no litoral e interior do estado e a Polícia Civil, 458 policiais em pontos estratégicos.

"Além das forças policiais contaremos também com o efetivo da Força Nacional nas ruas da Região Metropolitana. Os nossos policiais, que trabalharão na escala extra, contarão com a liberação da diária até o final desta semana ", explicou a secretária de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas.

Nesta quinta-feira (8), o governo divulgou o calendário do pagamento de todos os agentes de segurança pública, da ativa e aposentados no próximo sábado (10). Para o mesmo dia, está previsto o pagamento dos servidores de outras áreas do estado, mas apenas para aqueles que ganham até R$ 4 mil.

Polícia Militar

Às 8h da sexta-feira (9) o efetivo da PM que viajará ao interior do estado sairá do quartel da Polícia Militar. De acordo com o comandante do Comando do Policiamento no Interior, coronel Wellington Arcanjo, o trabalho vai se concentrar principalmente em cidades com festas tradicionais, como Caicó, Areia Branca, Tibau, Macau, Assú, Touros, Barra de Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Pipa, Barra de Cunhaú e Baía Formosa.

Já o trabalho do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) estará com foco principal no litoral sul (até Barreta) e Norte (até Muriú), e nos polos do Carnaval de Natal (Petrópolis, Ribeira, Rocas, Centro Histórico, Ponta Negra e Redinha). “A Polícia Militar atuará em todos as regiões do Estado. Estaremos com a tropa nas ruas, através das escalas ordinárias e extraordinárias, para garantir que a população possa aproveitar o período na maior tranquilidade possível ”, afirmou o comandante geral da PM, Coronel Osmar Oliveira.

Polícia Civil

A Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN) montou um esquema, no qual os policiais civis trabalharão em delegacias de Natal, do litoral sul e litoral norte. Funcionarão em esquema especial as delegacias instaladas nas praias de Pirangi e Barra de Maxaranguape; a 1ª Delegacia de Plantão da Zona Sul; a 2ª Delegacia de Plantão da Zona Norte e a Delegacia Especializada Assistência ao Turista (DEATUR), que funcionará seguindo horário do Praia Shopping.

No interior do Estado estarão funcionando dez Delegacias Regionais da Polícia Civil (DRPC) que ficam localizadas nas cidades de São Paulo do Potengi, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Macau, Nova Cruz, Patu, Alexandria, Santa Cruz e João Câmara.

As delegacias que fazem parte da Operação Carnaval atenderão os cidadãos das 18 horas de sexta-feira até às 08 horas da quarta-feira (01) para registro de ocorrências. As delegacias móveis funcionarão na praia de Muriú e na cidade de Caicó.

Bombeiros e Itep

O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) atuará com 650 militares, ao longo dos dias de festa, espalhados pelas áreas de maior movimento no Rio Grande do Norte. Em Natal, o CBMRN estará nas quatro regiões da cidade, além de equipes de salva-vidas que ficarão nas praias de Ponte Negra, Búzios, Redinha, Praia do Forte, Praia dos Artistas, Praia do Meio,Areia Preta, Tibau do Sul e Pipa.

Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó, cidades que todos os anos atraem um grande fluxo de pessoas durante esse período, também receberão efetivos dos Bombeiros.

Já no Itep, os serviços essenciais funcionarão 24h por dia, com os profissionais atuando em escala de plantão.

G1RN

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem