Genivan Varela usou a tribuna nesta quinta-feira na sessão para apresentar alguns números importantes que atestam o sentimento da maioria dos vereadores sobre a atual gestão e a precariedade dos serviços à população no que diz respeito e saúde e educação.

O vereador, para contextualizar a situação, explicou sobre as regras do tribunal de contas e sobre o índice RGF (Relatório de Gestão Fiscal) que tem como base a Lei de Responsabilidade Fiscal, ferramenta usada para controlar e dar publicidade dos investimentos dos municípios. No caso de Apodi, Genivan Varela fez questão de traçar uma linha do tempo para comparar a gestão anterior com a atual.

Entre os números apresentados, o que chamou mais a atenção de todos foi quando se comparou os investimentos do 1º ano do prefeito Flaviano com o de Alan. Em 2013 na educação foram investidos 40% da receita e 23% na saúde, no entanto, em 2017 em educação caiu para apenas 25% (limite mínimo que determina o órgão) e em saúde o prefeito descumpriu o que diz o Tribunal de Contas e investiu aproximadamente 14% (o mínimo é 15%), inclusive, não se tem notícia de nenhum município do estado do RN com o índice tão baixo, colocando o prefeito Alan nos últimos colocados, entre os mais de 160 municípios.

O parlamentar chamou a atenção para um detalhe importante, esses dados são informados pelo próprio gestor ao órgão, mas que já era de se esperar, tendo em vista o caos da saúde de Apodi, como por exemplo, dos 9 PSFs, apenas 4 ou 5 estão funcionando de fato. “As ruas e as comunidades já antecipavam esses números quando procuram nós vereadores para ajudar em problemas que a prefeitura não resolve”. Afirmou Genivan.

Por fim, e ainda muito alarmante é que Apodi já estourou completamente o limite prudencial, chegando a quase 55% de gastos com pessoal, explicando em parte o motivo de tão pouco investimento na saúde. Genivan Varela classificou como falta de planejamento e de competência da gestão.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem