O objetivo do Programa Centelha é estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado do Rio Grande do Norte.

Dessa forma, foram submetidas 536 ideias de projetos, sendo apenas 15 delas selecionadas, entre elas, o projeto intitulado “MagMusic: tecnologia assistiva de educação musical” que tem como foco o desenvolvimento de um aparelho de educação musical que ajuda pessoas surdas e ouvintes aprenderem colaborativamente ouvindo música “com os olhos” transformando ritmos em sinais luminosos e uma aplicação móvel que ajuda professores de música a criarem exercícios musicais para surdos e ouvintes. O maior propósito do MagMusic é possibilitar que pessoas com e sem deficiência aprendam colaborativamente, promovendo uma educação democrática pautada na diversidade e na inclusão.

O projeto é formado por uma equipe multidisciplinar de professores e alunos de diferentes instituições. Entre eles, a docente de ciências Contábeis Arita Luane do Centro Universitário Facex (UNIFACEX), o docente de Informática Carlos Fran do IFRN campus Apodi, a discente Layra Jácome do Programa de Pós-Graduação Cognição, Tecnologia e Instituições da Universidade Federal Rural do Semiárido (PPGCTI/UFERSA), o Técnico em mecatrônica Liebson Henrique, Projetista do MagMusic, e o idealizador do projeto o docente de Música Magnaldo Araújo do IFRN Campus Apodi.

A equipe passou por três fases até chegar à aprovação do projeto e agora deverá constituir uma empresa com sede no Estado do Rio Grande do Norte para contratação e recebimento dos recursos financeiros não reembolsáveis, na forma de subvenção econômica.


Vídeo de Apresentação do MagMusic: https://www.youtube.com/watch?v=HJmm4hZBJ7o&t=8s

Confira a lista de aprovados

Post a Comment

أحدث أقدم